Notícias

NIT DICLA 057 – Nova revisão publicada – Março/2018

Revisão 3 da norma está disponível no site do Inmetro.

No nosso outro post falamos de como conseguir a acreditação de um modo geral, agora vamos ser mais específicos.

A NIT DICLA 057 é uma das normas da Cgcre que precisa ser seguida pelos laboratórios que almejam a acreditação ou que já são acreditados.

Ela aborda os critérios para acreditação da amostragem para ensaios de águas e matrizes ambientais.

Neste mês de março o Inmetro publicou a revisão 3 da norma. Os itens que foram alterados aparecem no “histórico de revisões” na página 2 do documento.

Os itens revisados já entraram em vigor desde a sua publicação.

Este documento porém, não se aplica à amostragem como uma atividade isolada, desvinculada do processo de medição (ensaio).

Ela não se aplica a organizações/laboratórios que têm a amostragem como sua única atividade de trabalho.

Isto é, a política da Cgcre para acreditação da amostragem permite acreditar o laboratório para realizar amostragem apenas nos casos em que o próprio laboratório que realiza amostragem também realizar algum ensaio nas amostras que obtém, sejam estes ensaios realizados no local da amostragem ou nas instalações permanentes do laboratório que realizou a amostragem.

A amostragem é uma das etapas primordiais da execução dos ensaios. Se ela for comprometida, influenciará no resultado final. Por isso seguir as normas é muito importante.

Para download do documento clique aqui.

O nosso software possui um aplicativo específico para o processo de amostragem, com funcionamento off-line, e totalmente em conformidade das exigências da norma.